6 Dicas para quem deixa o carro no sol

6 dicas para manter seu carro bem estacionado em dias quentes

É no meio do verão e, com temperaturas que chegam a quase 50 graus Celsius em alguns lugares do Brasil, entrar em um carro estacionado ao sol por muito tempo é um pesadelo. Veja o que você pode fazer.

 

Estudos mostraram que as temperaturas dentro de um carro estacionado sob o sol direto podem disparar perigosamente em até 40 graus Celsius em questão de minutos. Isso significa que se a temperatura externa for de 37 graus, o calor dentro da cabine de um carro fechado poderá atingir 67 graus a 80 graus Celsius.

Além de queimar as mãos, costas e traseiro, este pico de temperatura também é conhecido por liberar produtos químicos como o benzeno dos plásticos dentro de um carro, o que poderia até levar ao câncer. Então, aqui estão algumas dicas para manter seu carro em uma temperatura agradável (relativamente) quando estacionado e para resfriá-lo o mais rápido possível, uma vez que você voltar.

 

1. Encontrar uma sombra ou estacionar inteligente

Essa é a coisa mais óbvia a ser feita, mas na maioria das vezes isso não é prático em cidades cheias. Caso não consiga encontrar um estacionamento sombreado, tente encontrar um espaço onde você possa estacionar o carro com o sol atrás de você. Dessa forma, você pode reduzir a intensidade do calor que cai no volante, no painel e nos assentos.


2. Use um protetor solar reflexivo para pára-brisas

Em vez de usar um escudo barato que você recebeu gratuitamente de seu centro de serviços, invista em um protetor solar para pára-brisas especializado que usa revestimentos refletivos para bloquear o calor e os raios UV. Além de manter a temperatura da cabine relativamente baixa, isso também ajudará a impedir que os plásticos se quebrem prematuramente.


3. Deixe uma lacuna nas janelas

Deixando as janelas abertas por cerca de uma polegada cada irá facilitar o fluxo de ar através da cabine levando a temperaturas significativamente mais baixas dentro do que quando todas as janelas estão fechadas. Mas fique de olho na previsão do tempo, já que você não gostaria de fazer isso em um dia com uma tempestade de areia.


4. Deixe a porta aberta por alguns segundos

Se mesmo depois de tomar todas as precauções acima mencionadas, você encontrar o carro sufocante, a primeira coisa a fazer é deixar a porta aberta por 15 a 20 segundos antes de entrar. Isso deixará o resto do ar quente preso escapar mais rápido.


5. Limpe-o

Mantenha uma toalha grossa de algodão e uma pequena garrafa de água no carro. Depois de entrar, molhe uma parte da toalha e limpe o volante e o botão de engrenagem com ele. A toalha molhada absorverá o calor das superfícies de plástico ou metal, tornando mais fácil tocá-las.


6. Recircular o ar

Comece a dirigir com as janelas ainda alguns centímetros para baixo e mantenha o AC no modo de recirculação. Dessa forma, o AC não terá que trabalhar mais para resfriar o ar quente que suga do lado de fora, mas em vez disso, trabalhar no ar já mais frio do lado de dentro e recirculá-lo.


Espero que estas dicas te ajudem nessas ocasiões de temperatura extrema . Deixe-nos saber como você se sai e, se tiver mais alguma coisa a acrescentar, compartilhe esses pontos conosco na caixa Comentários abaixo.

Posts Relacionados