Como reduzir o consumo de combustível do seu carro

Como Reduzir o Consumo de Combustível do Seu Carro

Acredito que se você esta aqui lendo essa matéria, é porque tem a mesma preocupação de milhões de pessoas ao redor do mundo…


COMO ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL e com isso economizar milhares de reais!?


Pessoas do mundo todo fazem esta mesma pergunta, e em alguns lugares como o Brasil, isso se torna ainda mais procurado por motoristas, já que temos uma das gasolinas mais caras do UNIVERSO.


Aqui vão 12 dicas para você obter o máximo de economia com combustível.


Lembrando que você não precisa colocar em prática todas elas, algumas talvez você jamais consiga, mas, se conseguir algumas, isso influenciará positivamente no seu bolso!

 

Realize as manutenções em dia – Se você seguir os prazos do fabricante para a troca de fluidos e filtros do motor indicados no manual, especialmente no que se refere ao óleo lubrificante, você já estará dando um grande passo rumo a economia de combustível.


Também verifique as condições das correias, velas e cabos de vela. Todos esses itens de manutenção constante influenciam no funcionamento do carro e, em condições inadequadas, contribuem consideravelmente para elevar o consumo e o seu gasto.


Dirija apenas quando necessário
– Uma das melhores maneiras de reduzir o consumo de combustível é simplesmente dirigir menos o seu carro. Rs


Parece piada, mas é um FATO!


Existem pessoas que não vão até a padaria da esquina comprar pão sem o carro. Ou seja, além de gastar combustível a toa, deixam te poder caminhar e ter uma saudê melhor. Pois esses pequenos atos, podem trazer grandes resultados, seja eles pro bem, quanto pro mal.


Evite ficar parado com o motor ligado
– Quando você esta dirigindo, evite ficar ocioso sempre que possível. Quando seu carro está funcionando, mas não está se movendo, o seu consumo de combustível é zero absoluto. Portanto, se o seu carro permanecer parado por mais de um minuto, desligue o motor. No entanto, só faça isso quando for seguro.


Acelere constantemente
– Durante a condução você deve aplicar sempre uma pressão constante e consistente no pedal do acelerador. Um pé pesado sempre resultará em um maior consumo de combustível. Ou seja, acelere sem quebras.


Dirija no limite de velocidade
– Sempre dirija no limite de velocidade da via ou perto dela.  Quanto mais rápido você dirigir, pior será seu consumo de combustível. Respeite sempre o limite de velocidade da via, para manter uma condução segura e economizar.


Sempre que possível use o piloto automático
–  Piloto automático mantem seu carro trafegando a uma velocidade constante, o que significa que não há aceleração desnecessária. Você deve definir o seu Piloto automático no limite de velocidade da via.


Torne seu carro mais aerodinâmico
– Você pode fazer isso removendo alguns acessórios na parte externa do veículo e também diminuindo o peso do carro tirando itens desnecessários.


Reduza o peso no veículo
– Quanto mais peso, mais consumo. Portanto, livre-se de itens desnecessários na mala do carro ou em outras áreas do veículo. Ao garantir que seu veículo permaneça o mais leve possível, você pode melhorar o consumo de combustível e economizar dinheiro em sua conta mensal.


Mantenha as janelas fechadas
– Quanto mais aerodinâmico for o seu carro, melhor será a eficiência de combustível dele. Com as janelas abertas enquanto dirige você  cria mais resistência ao traçado. Quem acompanha a Formula-1 sabe do que estou falando.


Se você estiver dirigindo a velocidades baixas geralmente é bom manter as janelas abertas. No entanto, em velocidades mais altas, você deve manter as janelas fechadas para melhorar o consumo de combustível.


Minimize o uso ar condicionado
– O uso do ar condicionado pode subir em média até 10% do consumo do seu carro. Haverá momentos, é claro, quando o calor do verão estiver forte e em cidades mais quentes que você precisará usar o sistema de ar condicionado.


No entanto, use o AC com moderação. Eu sei que hoje o uso do AC acabou se tornando até acessório de segurança, por conta da violência das cidades brasileiras,  andar com os vidros abertos  nem sempre é aconselhável.


Se você precisar escolher entre manter as janelas abertas ou usar o ar em altas velocidades, use o ar-condicionado em uma configuração baixa. 


Troque os filtros de ar sujos
– Os filtros de ar sujos fazem com que o motor do seu carro trabalhe muito mais do que o necessário, isso resulta em uma maior perda de combustível.


Portanto, siga a recomendação do fabricante para trocar periodicamente o filtro de ar. Um filtro de ar limpo permite que o seu motor funcione de forma mais eficiente e também ajuda a economizar dinheiro na bomba de combustível.


Use a calibragem  adequada nos pneus
– Verifique o manual do proprietário do carro e siga sempre a calibragem recomenda para o seu modelo… Pneus com uma calibragem errada reduzem a economia de combustível do seu carro em até 5% em alguns casos… Isso é simplesmente um desperdício de combustível e dinheiro.


Cuidado com combustível adulterado
– A dica mais óbvia e que você provavelmente já ouviu de algum amigo, é abastecer com combustível de qualidade, procedência garantida e preferencialmente em postos com bandeiras conhecidas.


Agindo assim você reduz o risco de colocar no tanque um produto adulterado, que eleva o consumo e ainda pode causar danos ao motor e outros componentes do veículo.

 

LEITORES DA BÍBLIA DO COMPRADOR DE CARROS: Se você teve uma experiência ruim ao comprar um carro, queremos saber de você. 

Envie sua história aqui nos comentários

E se quiser saber mais sobre como comprar seu carro sem ter dores de cabeça clique aqui e conheça um método passo a passo que vai fazer você economizar tempo e milhares de reais, não correndo o risco de levar gato por lebre.

 

 

Posts Relacionados