como fazer os pneus durarem até 10 anos

Cuide dos seus pneus – para que eles possam cuidar de você

Seus pneus são o único contato do seu carro com a estrada. E há apenas quatro deles, então o seu carro, que pesa cerca de uma tonelada, depende de quatro pequenas partes de borracha para mantê-lo na direção desejada.

 

É importante cuidar do seu veículo – e é especialmente importante cuidar dos seus pneus. Um simples investimento na manutenção de pneus pode trazer alguns benefícios significativos – entre eles:

 

Se você cuidar dos seus pneus, não precisará substituí-los com tanta frequência, o que pode levar a grandes reduções de custo durante a vida útil do seu veículo.

A manutenção adequada dos pneus também pode melhorar a eficiência energética e a economia de combustível; isso também pode produzir uma economia significativa.

 

Mais importante ainda, cuidar dos seus pneus garante o máximo manuseio e tração, o que significa que pode aumentar a segurança de você e de seus passageiros.

A questão é: o que o proprietário do veículo pode fazer para investir na manutenção de pneus? A maioria das dicas de manutenção de pneus se resumem ao bom senso e aos bons hábitos. Considere alguns dos passos de manutenção de pneus sugeridos que listamos abaixo.

 


Como cuidar de seus pneus


Inspecione-os regularmente – Seus pneus podem sofrer danos ou desgaste significativo sem que você perceba. Às vezes, basta uma inspeção visível para identificar que há um problema. Adquira o hábito de inspecionar seus pneus regularmente e também faça com que eles sejam examinados por um profissional pelo menos uma vez por ano.


Assegure a pressão de ar adequada
–  É inteligente verificar a pressão do ar de vez em quando. Dirigir sem a pressão correta pode prejudicar o desempenho, especialmente em climas úmidos ou gelados. Note que o clima frio também é o que faz com que a pressão do pneu flutue mais rapidamente. Todos os meses, verifique a pressão dos seus pneus e coloque um pouco mais de ar conforme necessário.


Esteja atento ao índice de carga –
 Seus pneus são feitos apenas para suportar tanto peso. Você pode se refrescar nisso consultando o manual do proprietário ou ligando para o seu mecânico local . Sobrecarregar seus pneus pode levar ao superaquecimento e, finalmente, à destruição de seus pneus.


Não dirija rápido demais!
 – Altas velocidades podem realmente fazer um número em seus pneus. Simplesmente moderar sua velocidade pode prolongar consideravelmente a vida útil do seu pneu.

Não corra riscos – Faça o que fizer, não dirija um pneu que você sabe que está danificado. Se você observar um problema com seu pneu, retire-o e substitua-o imediatamente, não deixe para depois.

 


Tornando a manutenção de pneus uma prioridade


Mais uma vez, isso se resume em grande parte à vigilância. Comece por simplesmente manter um olho em seus pneus e monitorando sua pressão regularmente. Além disso, certifique-se de adicionar manutenção de pneus à sua lista de serviços rotineiros de manutenção de veículos.

Ter inspeções e rotações regulares pode economizar dinheiro e manter seu veículo e seus passageiros seguros.

 

O que Avaliar na Compra de Pneus?


Existem muitos fatores que precisam ser considerados ao comprar um novo conjunto de pneus. Em primeiro lugar, achamos que todos os quatro devem ser mudados ao mesmo tempo em que ajuda a manter o nível de tração, proporcionando melhor estabilidade.


Existem seis fatores básicos a serem considerados ao comprar novos pneus:


– Tipo de tubo ou sem câmara

– Tamanho
– Padrão do piso
– Composto de borracha
– Marca
– Garantia

Tipo de tubo ou sem câmara

Os pneus sem câmara são melhores que os do tipo tubo, por uma simples razão de serem muito mais seguros. Eles reduzem drasticamente as chances de explosão do pneu e também reduzem as reações violentas do carro em caso de perfuração em altas velocidades. O único lado é que eles custam um pouco mais.


Não é necessário ter rodas de liga leve para encaixar pneus sem câmara de ar. Eles podem ser facilmente instalados em seus aros de aço existentes – apenas certifique-se de que eles não estejam enferrujados por dentro e estejam em boa forma.

 

Tamanho

O tamanho do pneu se escrito ao lado em um formato padrão. Por exemplo: 215/75 R15. O 215 (mm) é a largura, neste caso, 75 (%) é a altura da parede lateral como relação de aspecto para a largura, R significa radial e 15 (polegadas) é o diâmetro do aro.


A outra mudança no tamanho é usar um aro maior. Borda maior efetivamente significa menor altura da parede lateral; Ele fornecerá melhor manuseio através de curvas, mas comprometerá o conforto de condução. A mudança no tamanho do aro irá adicionar um erro nominal ao velocímetro.

 

Padrão do piso

O padrão do piso tem um efeito importante no desempenho do pneu. É evidente principalmente nas condições de tempo úmido, em que algumas fornecem uma melhor aquaplanagem oferecendo mais aderência. Em geral, existem diferentes tipos de degraus para diferentes superfícies e requisitos, como cascalho, lama, asfalto etc.

 

Composto de borracha

O composto de borracha determina a vida útil do pneu, juntamente com o nível da grelha. Mais suave o composto melhor a aderência e ainda mais treadwear. Eles também custam mais do que os pneus ‘comfort’ e precisam ser substituídos em menor duração.

Dependendo do composto, os pneus irão guinchar quando for empurrado para os limites. Uma dica simples – com uma classificação de velocidade mais alta deve proporcionar melhor aderência.

 

Marca

A marca decide os preços dos pneus e em muitos casos também a qualidade. Pneus de marcas globais como o Continental e Good Year custam um pouco mais, porém como já dito no começo, os pneus são o único ponto de contato entre seu veículo e a estrada, então o barato pode sair caro.

 

Garantia

A maioria das empresas oferece um ano de garantia para seus pneus. No entanto, em caso de falha de pneus, é muito difícil reclamar perdas, como vivemos no Brasil, onde a maioria das rodovias e estradas são péssimas, todo cuidado é pouco.

Leia atentamente as condições de garantia, incluindo as linhas finas e não tenha muita esperança de obter uma substituição a tempo.

Posts Relacionados