Descubra porque as janelas do carro têm esses pequenos pontos pretos

Já se perguntou o que são esses pontos pretos nos pára-brisas e nas janelas?

Você provavelmente não deu muita atenção ao padrão de pequenos pontos pretos nas bordas das janelas dos carros e ônibus. Claro, eles parecem legais, mas eles fazem alguma coisa?


Fazem sim, acredite! Esses pontos pretos nos pára-brisas e janelas, e as bordas pretas que os cercam, têm uma razão para estar lá (além da decoração).

Tem a ver com a forma como as janelas dos carros são feitas – a partir dos anos 50 e 60, os fabricantes de automóveis começaram a usar um adesivo para segurar as janelas do carro no lugar, em vez de acabamento de metal.

Este adesivo fez o trabalho de segurar as janelas,  mas não foi muito esteticamente agradável. As bordas pretas que você vê ao redor das janelas do carro, são chamadas “frits”. As frits (e os pontos que as cercam) são feitas de tinta cerâmica.

As frits estão lá para esconder o adesivo de aparência um tanto feia, mas são muito importante. Além disso, uma vez que essas bordas pintadas são assadas – sim, assadas – na janela, elas são praticamente indestrutíveis. Eles seguram a cola no lugar, que por sua vez mantém as janelas no lugar.


Quanto aos pontos, eles estão lá para fazer uma transição esteticamente agradável das grossas linhas pretas para a transparência da janela.

Os pontos não são colocados aleatoriamente; eles estão posicionados no que é conhecido como “padrão de meio-tom”, ficando cada vez menores à medida que o preto se afasta. Esse padrão é menos chocante para os olhos do que a tinta preta opaca justaposta com vidro transparente.

No entanto, até os pontos não estão lá apenas para decoração. Sua outra finalidade, além do efeito visual, é fornecer controle de temperatura.

Para que o vidro das janelas e dos pára-brisas seja dobrado, o vidro é aquecido. O vidro pintado de preto aquece mais rápido que o resto da janela. Os pontos estão lá para distribuir o calor um pouco mais uniformemente, o que impede que o pára-brisa se curve no calor.

 

Eaí, já sabia dessa? Mas que coisa não?! Realmente tudo tem um porque, e nada é feito por acaso.

Posts Relacionados